CONSEQUENCIAS DE PAI QUE NÃO PAGA PENSÃO
PDF
Imprimir
E-mail
Sex, 27 de Maio de 2011 16:28

 .homem_preso_em_selaTodo mundo sabe que a obrigação de pagar pensão decorre da lei, e que uma vez fixada pelo juiz, deve ser cumprida

 

Os valores a serem pagos, o modo de fixação, a majoração, exoneração ou revisão de alimentos tudo pode ser esclarecido, discutido, ou acordado em ação de alimentos.

Porém, fixada a pensão, o devedor deve pagar, e as conseqüências de não o fazer vão desde a intimação para pagar em 3 dias, até se fazer o desconto na folha de pagamento, bloquear a conta bancária, ter os bens penhorados, o nome registrado no SERASA, e por fim ir preso por 30 dias ou mais.

 

E aí, pergunta-se : tem defesa para que isso não aconteça?

A resposta é: Tem defesa, mas o devedor que se encontrar desempregado por exemplo, não deve ficar parado. Deve contratar um advogado ( advogado do Estado é gratuito) e comunicar ao juiz os motivos pelos quais não pode pagar, e juntar documentos que provem essa impossibilidade.

E é o juiz que vai julgar se suas desculpas são verdadeiras, boas, justas ou não.

 

Depois disso, em cada caso, o juiz pode dar uma solução que vai da suspensão temporária da obrigação, até a decretação da prisão, se o devedor não se justifica adequadamente, se estiver mentindo, ou se o juiz perceber que está enrolando a justiça.

 

Por isso a conclusão é que a obrigação de pagar pensão é coisa séria, e o devedor deve cumpri-la e se não puder, deve se justificar numa ação própria, através de um advogado.

 

Autora: Maria Alice Azevedo Marques

 

Última atualização ( Qui, 22 de Setembro de 2011 12:44 )
 
Que tal uma palestra no Café da Manhã?

Livro: Direitos da Mulher

Livro: Direitos da Mulher

Noticias

NOVIDADE

 

Em São Paulo palestra para maridos machões

Agressores de mulheres são obrigados pela Promotoria a frequentar curso para mudar comportamento, em São Paulo.

A pesquisa mostra que de inicio a maioria comparece revoltada com a situação, mas ao longo das aulas alguns reconhecem o exagero da agressão

“ A finalidade do curso é mostrar a eles o pensamento machista que os leva a cometer atos de violência.”

 
VOCE SABIA ? AGORA O EMPREGADOR DOMESTICO PAGARÁ MULTA

Agora existe multa por infração à legislação do trabalho domestico.Qualquer um pode denunciar e a informação será sigilosa no MTE.O empregador será notificado a comparecer para dar explicações.

A multa por não registrar o empregado na carteira será de R$ 805,00 Os benefícios como a jornada de 44 horas semanais e o adicional de horas extras, com valor pelo menos 50% superior ao normal, também já estão valendo.

 

 
VOCE CONHECE? PROVIMENTO 37 DO CNJ

 

Com esse provimento é possível o registro civil  da união estável em cartório de registro civil de pessoas naturais,  e a averbação de sua existência em todos os documentos pessoais e importantes do casal.

Leia mais...
 
COMO SABER A COMPLEXIDADE DO NAMORO DE HOJE

Hoje, não se inicia um relacionamento entre adolescentes e jovens sem primeiro, ficar; e o que é ficar ?

Ficar segundo a maioria, é o inicio de um relacionamento caracterizado pelo conhecer o outro sem assumir nenhum compromisso, sem limites ou regras pré estabelecidas.

É o olá vamos nos conhecer ?

Leia mais...
 
VOCE SABIA QUAIS OS PRAZOS PARA RECLAMAR ?

Arrependimento:


O consumidor tem direito de se arrepender da compra em 7 dias sem dar ao fornecedor qualquer motivação


Reclamação

a) por vícios aparentes de fácil constatação:

30 dias tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis; 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.

Leia mais...
 

Visitantes Online

Nós temos 6 visitantes online

Notícias

Universo Jurídico :: Notícias - Jurídico
PROMOTORA DE JUSTIÇA ANA LUIZA FERRO RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

A promotora de Justiça Ana Luiza Almeida Ferro, titular da 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital, participará no próximo dia 26 de outubro da cerimônia de premiação da Accademia Internazionale Il Convivio, na cidade de Giardini Naxos, província de Messina na Itália.   O livro Quando: Poesias...
windows live messenger
limewire indir