CONSEQUENCIAS DE PAI QUE NÃO PAGA PENSÃO
PDF
Imprimir
E-mail
Sex, 27 de Maio de 2011 16:28

 .homem_preso_em_selaTodo mundo sabe que a obrigação de pagar pensão decorre da lei, e que uma vez fixada pelo juiz, deve ser cumprida

 

Os valores a serem pagos, o modo de fixação, a majoração, exoneração ou revisão de alimentos tudo pode ser esclarecido, discutido, ou acordado em ação de alimentos.

Porém, fixada a pensão, o devedor deve pagar, e as conseqüências de não o fazer vão desde a intimação para pagar em 3 dias, até se fazer o desconto na folha de pagamento, bloquear a conta bancária, ter os bens penhorados, o nome registrado no SERASA, e por fim ir preso por 30 dias ou mais.

 

E aí, pergunta-se : tem defesa para que isso não aconteça?

A resposta é: Tem defesa, mas o devedor que se encontrar desempregado por exemplo, não deve ficar parado. Deve contratar um advogado ( advogado do Estado é gratuito) e comunicar ao juiz os motivos pelos quais não pode pagar, e juntar documentos que provem essa impossibilidade.

E é o juiz que vai julgar se suas desculpas são verdadeiras, boas, justas ou não.

 

Depois disso, em cada caso, o juiz pode dar uma solução que vai da suspensão temporária da obrigação, até a decretação da prisão, se o devedor não se justifica adequadamente, se estiver mentindo, ou se o juiz perceber que está enrolando a justiça.

 

Por isso a conclusão é que a obrigação de pagar pensão é coisa séria, e o devedor deve cumpri-la e se não puder, deve se justificar numa ação própria, através de um advogado.

 

Autora: Maria Alice Azevedo Marques

 

Última atualização ( Qui, 22 de Setembro de 2011 12:44 )
 
Que tal uma palestra no Café da Manhã?

Livro: Direitos da Mulher

Livro: Direitos da Mulher

Noticias

VOCE SABIA ?

A Comissão da Mulher Advogada da OAB se pronuncia sobre a polemica declaração do deputado Federal Jair Bolsonaro que disse : "Não te estupro porque você não merece" à deputada Maria do Rosário

Nos termos: "É inadmissível que no século XXI tenhamos como representantes homens que incitam o crime e a violência contra a mulher. Manifestamos nosso repúdio ao homem que se utilizando do poder que o povo lhe conferiu, viola a Constituição Federal, atentando contra a dignidade da pessoa humana!"

 
VOCE SABIA? MUDANÇA NA GUARDA COMPARTILHADA

O Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o PLC 117/2013 que determina a guarda compartilhada para a custódia dos filhos de pais divorciados ainda que haja desacordo entre os ex-cônjuges.

Dizem que o texto do projeto estabelece a supervisão das tarefas educacionais de maneira eqilibrada incluindo escola, plano de saúde, alimentação etc dividindo um item para um e um item para outro, cada um contribuindo na proporção do seu rendimento

Será que vai funcionar só porque é lei ?

 
NOVIDADE

 

Em São Paulo palestra para maridos machões

Agressores de mulheres são obrigados pela Promotoria a frequentar curso para mudar comportamento, em São Paulo.

A pesquisa mostra que de inicio a maioria comparece revoltada com a situação, mas ao longo das aulas alguns reconhecem o exagero da agressão

“ A finalidade do curso é mostrar a eles o pensamento machista que os leva a cometer atos de violência.”

 
VOCE SABIA ? AGORA O EMPREGADOR DOMESTICO PAGARÁ MULTA

Agora existe multa por infração à legislação do trabalho domestico.Qualquer um pode denunciar e a informação será sigilosa no MTE.O empregador será notificado a comparecer para dar explicações.

A multa por não registrar o empregado na carteira será de R$ 805,00 Os benefícios como a jornada de 44 horas semanais e o adicional de horas extras, com valor pelo menos 50% superior ao normal, também já estão valendo.

 

 
VOCE CONHECE? PROVIMENTO 37 DO CNJ

 

Com esse provimento é possível o registro civil  da união estável em cartório de registro civil de pessoas naturais,  e a averbação de sua existência em todos os documentos pessoais e importantes do casal.

Leia mais...
 

Visitantes Online

Nós temos 9 visitantes online

Notícias

Universo Jurídico :: Notícias - Jurídico
Magistrados de MS são entrevistados para documentário da TV Justiça

O desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques e o juiz Carlos Alberto Garcete concederam entrevista nesta quinta-feira (18) à TV Justiça para o programa de documentários Justiça seja Feita. O programa aborda decisões paradigmáticas do Judiciário brasileiro e como sentenças e acórdãos de tribunais de t...
windows live messenger
limewire indir