CONSEQUENCIAS DE PAI QUE NÃO PAGA PENSÃO
PDF
Imprimir
E-mail
Sex, 27 de Maio de 2011 16:28

 .homem_preso_em_selaTodo mundo sabe que a obrigação de pagar pensão decorre da lei, e que uma vez fixada pelo juiz, deve ser cumprida

 

Os valores a serem pagos, o modo de fixação, a majoração, exoneração ou revisão de alimentos tudo pode ser esclarecido, discutido, ou acordado em ação de alimentos.

Porém, fixada a pensão, o devedor deve pagar, e as conseqüências de não o fazer vão desde a intimação para pagar em 3 dias, até se fazer o desconto na folha de pagamento, bloquear a conta bancária, ter os bens penhorados, o nome registrado no SERASA, e por fim ir preso por 30 dias ou mais.

 

E aí, pergunta-se : tem defesa para que isso não aconteça?

A resposta é: Tem defesa, mas o devedor que se encontrar desempregado por exemplo, não deve ficar parado. Deve contratar um advogado ( advogado do Estado é gratuito) e comunicar ao juiz os motivos pelos quais não pode pagar, e juntar documentos que provem essa impossibilidade.

E é o juiz que vai julgar se suas desculpas são verdadeiras, boas, justas ou não.

 

Depois disso, em cada caso, o juiz pode dar uma solução que vai da suspensão temporária da obrigação, até a decretação da prisão, se o devedor não se justifica adequadamente, se estiver mentindo, ou se o juiz perceber que está enrolando a justiça.

 

Por isso a conclusão é que a obrigação de pagar pensão é coisa séria, e o devedor deve cumpri-la e se não puder, deve se justificar numa ação própria, através de um advogado.

 

Autora: Maria Alice Azevedo Marques

 

Última atualização ( Qui, 22 de Setembro de 2011 12:44 )
 
Que tal uma palestra no Café da Manhã?

Livro: Direitos da Mulher

Livro: Direitos da Mulher

Noticias

VOCE SABIA AS PRECAUÇÕES COM A COMPRA NA INTERNET ?

 

Que as compras via internet  agilizam nossa vida é verdade, pela praticidade de receber tudo em casa, mas isso se elas não derem problemas, porque quando dão eles vão desde ao atraso na entrega até a fraude de você fazer a compra e esta não existir no estoque.

Leia mais...
 
VOCE SABIA ?

O TST, decidiu que a empregada gestante possui direito à estabilidade provisória no emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, conforme estabelece a CF, no artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.Isso quer dizer que no ato da dispensa, se a empregada estiver grávida mesmo sem saber, o período da estabilidade começa a partir dessa constatação.

Leia mais...
 
VOCE SABIA?

Pode pedir ressarcimento de danos ocasionados em seu carro ou imóvel  pelas intempéries naturais mas é muito mais difícil de se conseguir. Circunstancias como área de risco, seguradora, e omissão do estado podem interferir ou  não na obtenção da indenização. Por isso haverá a necessidade de se estudar caso a caso.

Leia mais...
 
VOCE SABIA ? ARVORE QUE CAI

Pode obter ressarcimento de danos feitos pela arvore que cai em cima de coisas suas, mas é mais complicado do que outros danos, porque o pedido é feito contra a Prefeitura. Voce antes terá que provar que ela não cuidou como devia da arvore e isso não é fácil.

Leia mais...
 
VOCE SABIA ?

Pode obter ressarcimento dos danos causados pelos estragos ocasionados pela falta de energia. Basta acionar a  concessionária responsável pelo fornecimento e pedir uma vistoria de avaliação de danos. Dependendo do caso, o aparelho pode ser trocado ou consertado.

Leia mais...
 

Visitantes Online

Nós temos 2 visitantes online

Notícias

Universo Jurídico :: Notícias - Jurídico

Negada indenização por descumprimento de contrato



Por unanimidade, os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram provimento a recurso para manter inalterada a decisão em ação proposta por A.S.J. contra P.A.R. por alegado descumprimento de contrato de parceria artística.
windows live messenger
limewire indir